sexta-feira, 8 de julho de 2011

Sistema Digestório

Faringe: É um órgão alongado em forma de funil, situada logo após a boca. Ela se comunica coma boca, com as cavidades nasais, e como o exôfago.
Quando o alimento chega a faringe, os músculos de sua parede se contraem o alimento para o exôfago.
Na região entre a boca e a faringe, tonsila palatina “amídalas direita e esquerda”.
São órgãos de defesa do corpo:
Exôfago: É um órgão em forma de tubo com parentes flexíveis e que membrana permanente 25 cm de cumprimento em sua parte superior de se comunicar com a faringe. Em sua parte inferior se comunica com o estômago. Por meio dos movimentos, o exôfago empurra o alimento para o estômago.
Estômago: É um órgão muscular em forma de saco, comunica-se com o intestino delgado por um orifício chamado piloro (palavra que vem do grego “porteiro”)O piloro tem um mecanismo muscular que se contraem quando o alimento chega ao estômago.
Intestino delgado: O alimento deixa o estômago e passa para o intestino delgado. É nesse órgão que a digestão se completa.É revestido internamente por uma membrana chamada de mucosa intestinal; sua célula fabrica o suco intestinal ou suco entérico.
O intestino delgado mede seis cm e se divide em três partes o duodeno, jejuno, íleo.
Duodeno: mede cerca de 25 cm, é a primeira porção do intestino e tem a forma da letra c.
Nele desembocam dois ductos um deles libera o suco pancreático (produzidos no pâncreas )e outra bile ( produzido no fígado )
No jejuno e íleo, a digestão se completa e os nutrientes são absorvidos. Íleo é mais longo que o jejuno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário