sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
a primeira lei de Mendel
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
Sistema Nervoso
DOENÇAS DO SISTEMA NERVOSO
*Acidentes vascular celebral(avc)
*Ataques Epiliticos
*Cefaleias
*Doenças de generdiva do sistema nervoso
*Esclerose multiplo
*Doença de parkinson
*Doença de huntington
*Doença de alzheimer
*Doenças infecciosas do sistema nervoso!
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
Pele
* As células epidémicas mais superficiais da pele são impregnadas de uma proteína impermeabilizante chamada queratina, que evita a perda exessiva de água para o meio externo e compõe uma bareira contra a penetração de microorganismo em nosso corpo.
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
Gustaçaõ
*Os órgãos que fazem parte?
Os sentidos gustativo e olfativo são chamados sentidos químicos, porque seus receptores são excitados por estimulantes químicos. Os receptores gustativos são excitados por substâncias químicas existentes nos alimentos, enquanto que os receptores olfativos são excitados por substâncias químicas do ar. Esses sentidos trabalham conjuntamente na percepção dos sabores. O centro do olfato e do gosto no cérebro combina a informação sensorial da língua e do nariz.
Tato
As terminações sensitivas do Sistema Nervoso Periférico são encontrados nos órgãos sentidos : pele, ouvido, olhos, lingua e fossas nasais. Esses orgãos tem a capacidade de transformar os diversos estimos do ambiente em impulsos nervosos.
Estes são transmitidos ao Sistema Nervoso Central, de onde partem as '' órdens" que determinam as reações do nosso organismo.
sexta-feira, 7 de outubro de 2011
Tipos de músculos
O movimento dos músculos é controlado pelo sistema nervoso. Existem mais de 650 músculos no corpo humano.
O sistema nervoso recebe as informações do corpo e reage de acordo com elas. Facilmente se percebe que qualquer problema ou alteração existente no corpo afeta o sistema nervoso.
Da mesma forma se queremos um corpo saudável temos de ter um sistema nervoso saudável. E para que o nosso sistema nervoso seja saudável, há que ter um sistema craniossacral saudável e em bom funcionamento.
Desta forma quando o sistema craniossacral funciona bem, também o sistema nervoso funciona melhor e dessa forma todo o nosso sistema muscular funciona melhor.
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
Articulações superior e inferior
A função das articulações consiste em dar estabilidade às zonas de união entre os vários segmentos do esqueleto e em permitir que exista um determinado grau de mobilidade entre eles. De qualquer forma, de acordo com o seu grau de mobilidade, muito diferente de caso para caso, é possível distinguir três tipos de articulações: fixas, semimóveis e móveis.
Articulações fixas. Igualmente denominadas articulações assinoviais, imóveis ou adiartroses, caracterizam-se por uma quase total falta de mobilidade, pois são articulações constituídas pela sólida união de dois ou mais segmentos ósseos, cuja principal função consiste em formar uma camada protectora dos tecidos moles que revestem o exterior do esqueleto. O melhor exemplo corresponde às articulações dos ossos do crânio e da face. No caso das articulações dos ossos que constituem a abóbada craniana, como as extremidades dos ossos que se unem entre si são dentadas, apresentam bordos sinuosos que se encaixam respectivamente, impossibilitando qualquer movimento. Este tipo de articulações é designado adiartrose. Por outro lado, nas articulações dos ossos da face, as extremidades ósseas encontram-se ligadas por superfícies planas, que não apresentam as irregularidades típicas das adiartroses.
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
Aula de hoje
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
A estrutura dos ossos
sexta-feira, 12 de agosto de 2011
Sistema excretor
O sistema excretor é um conjunto de órgãos que produzem e excretam a urina, o principal líquido de excreção do organismo. Os dois rins filtram todas as substâncias da corrente sanguínea, estes resíduos formam parte da urina que passa, de forma contínua, pelos ureteres até a bexiga.
Depois de armazenada na bexiga, a urina passa por um conduto denominado uretra até o exterior do organismo. A saída da urina produz-se pelo relaxamento involuntário de um esfíncter que se localiza entre a bexiga e a uretra e também pela abertura voluntária de um esfíncter na uretra.
Excreção
Excreção é o processo pelo qual eliminam substâncias nitrogenadas tóxicas (denominadas excretas ou excreções que provêm principalmente da degradação de aminoácidos ingeridos no alimento), produzidas durante o metabolismo celular.
Uréia
A uréia é a principal excreta, sendo eliminada dissolvida em água, formando a urina. Por terem a uréia como principal excreta, os homens são chamados de ureotélicos.
Sistema Excretor
Doenças do Sistema Excretor
Das doenças que atacam as pessoas nos países desenvolvidos, os distúrbios renais ocupam o quarto lugar. Muitas são as causas das doenças renais; infecções, envenenamento por substâncias químicas (como o mercúrio e o tetracloreto de carbono), lesões, tumores, formação de "pedras" (cálculos renais), paralisia, problemas circulatórios, etc.
Uma das doenças renais mais comum é a glomerulonefrite, em que há lesões dos glomérulos de Malpighi, com grave prejuízo da função renal. A glomerulonefrite pode ter diversas causas, mas a principal é a destruição dos glomérulos pelo próprio sistema de defesa do corpo, o sistema imunitário.
Por motivos ainda não muito bem conhecidos, alguns glóbulos brancos do sangue passam a produzir anticorpos que atacam os glomérulos renais. Uma vez que o próprio sistema imunitário volta-se contra o organismo, fala-se que esse tipo de glomerulonefrite é uma doença auto-imune.
Uma glomerulonefrite pode levar à progressiva perda das funções renais, até que o sangue praticamente não seja mais filtrado, ou submetê-la a um transplante renal.
Rim Artificial
O rim artificial é uma máquina que realiza a hemodiálise, ou seja, filtra artificialmente o sangue, que passa a circular por tubos de paredes semipermeáveis da máquina de hemodiálise, os quais estão mergulhados em uma solução constituída por substâncias normalmente presentes no plasma sanguíneo.
Os excretas tendem a difundir através dos finos poros das membranas semipermeáveis, abandonando o sangue. Com a repetida circulação do sangue pela máquina, a maior parte dos excretas deixa o sangue, difundindo-se para o líquido de diálise.
Cada sessão de hemodiálise dura entre 4 e 6 horas e deve ser repetida 2 ou 3 vezes por semana. O método é eficiente e remove a uréia do sangue mais rápido que um rim normal. No entanto, alem de não realizar todas as funções renais, a hemodiálise é um processo caro, incômodo para o paciente e pode trazer diversos efeitos colaterais.
Transplante Renal
Quando os rins sofrem prejuízo irreversível de suas funções, pode-se tentar o transplante renal, que é a substituição de um dos rins do paciente por um rim sadio, podendo ser obtido por doadores mortos ou vivos. Quando este for vivo, o doador passa a viver com apenas um rim, o que é perfeitamente compatível com a vida.
É necessário esta certa compatibilidade entre os sistemas imunitários do doador e do receptor para evitar que o rim implantado seja rejeitado. Mesmo assim, o receptor de um transplante tem de tomar permanentemente medicamentos que deprimem parcialmente seu sistema imunitário para evitar a rejeição. O único caso em que não há rejeição é quando o transplante é feito entre gêmeos univitelinos (idênticos).
Graças ao aprimoramento das técnicas cirúrgicas e, principalmente, ao desenvolvimento de novos medicamentos imunossupressores (que suprimem as defesas do organismo), os transplantes de rim tem alcançado altos índices de sucesso. A maioria dos pacientes transplantados pode ter vida quase normal durante vários anos. Há diversos casos em que o paciente mantém-se saudável por mais de 20 anos após a cirurgia.
sexta-feira, 5 de agosto de 2011
sistema abo e rh
-grupo A;grupoB ;grupos AB; e grupo O cada pessoa pertence a um desses grupos sanguineos.
-Nas hemáceas humanas podem existir dois tipos de proteinas:o aglutino geneo A o aglutinogeneo B.de acordo com a presença ou não dessas proteinas nas hemáceaso sangue assis classificado:
grupo A;possui somente o aglutinogeneo A;
grupo B;possui somente o aglutinogeneo B;
grupo AB;possui somente o aglutinogeneo A e B;
grupo O;não possui aglotinogeneo.
no plasma sanguineo humano pode existir duas outras proteinas,chamadas aglutininas:aglutinina anti-A e aglutinina anti-B.
na tabela abaixo voce pode verificar o tipo de aglutinogeneo e o tipo de aglutinina existente em cada grupo sanguineo
sexta-feira, 22 de julho de 2011
Pequena circulação e grande circulação
Nesssa circulação, o sangue passa pelos pulmões, onde é oxigenado.
Grande circulação, também chamada circulação sistêmica, comprieende o trajeto do sangue desde o ventrículo esquerdo até o átrio direito.
* A aorta transporta sangue;
* As veias (superior e inferior) transporta sangue não oxigenado dos tecidos do corpo para o átrio direito do coração;
* As artérias pulmonares transporta sangue não oxigenado do ventrículo direito do coração os pulmões;
* As veias pulmonares transportam sangue oxigenados dos pulmões até o átrio esquerdo dos pulmões.
Medindo a pressão arterial
->a sístole e a diástole são re´sponsaveis pelo fluxo se sangue dentro dos vassos sanguineos ;
->a pressão arterial que se mede é presssão exercida pelo sangue sobre as paredes da aorta após ser lançado pelo ventrículo esquerdo;
->a pressão arterial máxima corresponde ao momento em que o ventriculo esquerdo bombeia p/ dentro da aorta e esta se distende;
->Já a pressão arterial mínima é a que se verifica, no final da diástole do ventriculo esquerdo;
->a pressão arterial máxima corresponde a cerca de 120mm de mercúrio (hg ), em quanto a pressão arterial mínima corresponde a aproximadamente 80mm de mercurio (hg);
->esses são os valores normais para a população. Daí falar-se em 120 por 80 ou 12 por 8 para a pressão normal;
->por meio de um aparelho esfigmomanômetro;
->a pressão arterial pode ser medida por médicos ou profissional habilitado;
->esses valores de pressão é um dado importante na avaliação de saúde do sistema cardiovascular;
sexta-feira, 8 de julho de 2011
Coração
No coração humano existe quatro cavidades:
*Átrio direito e Átri eaquerdo, em sua parte superior.
*Ventrículo direito e Ventrículo esquerdo, em sua parte inferior.
Sistema Digestório
Quando o alimento chega a faringe, os músculos de sua parede se contraem o alimento para o exôfago.
Na região entre a boca e a faringe, tonsila palatina “amídalas direita e esquerda”.
São órgãos de defesa do corpo:
Exôfago: É um órgão em forma de tubo com parentes flexíveis e que membrana permanente 25 cm de cumprimento em sua parte superior de se comunicar com a faringe. Em sua parte inferior se comunica com o estômago. Por meio dos movimentos, o exôfago empurra o alimento para o estômago.
Estômago: É um órgão muscular em forma de saco, comunica-se com o intestino delgado por um orifício chamado piloro (palavra que vem do grego “porteiro”)O piloro tem um mecanismo muscular que se contraem quando o alimento chega ao estômago.
Intestino delgado: O alimento deixa o estômago e passa para o intestino delgado. É nesse órgão que a digestão se completa.É revestido internamente por uma membrana chamada de mucosa intestinal; sua célula fabrica o suco intestinal ou suco entérico.
O intestino delgado mede seis cm e se divide em três partes o duodeno, jejuno, íleo.
Duodeno: mede cerca de 25 cm, é a primeira porção do intestino e tem a forma da letra c.
Nele desembocam dois ductos um deles libera o suco pancreático (produzidos no pâncreas )e outra bile ( produzido no fígado )
No jejuno e íleo, a digestão se completa e os nutrientes são absorvidos. Íleo é mais longo que o jejuno.
quinta-feira, 26 de maio de 2011
Aproximadamente 65%do nosso corpo é água .
Essa substância entra em composição nas células,tecidos ,órgãos e dos cistemas .
Diariamente eliminamos água com a urina, fezes,suor e também sob forma de vapor na respiração.
A quantidade de água perdido por um ser humano pode variar de acordo com certas condições.